Entendendo a dor*

O que é a inflamação?

Saiba tudo sobre os processos que causam inflamação, a razão pela qual acontece e como o nosso corpo sente.

O que é a inflamação?

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus. Também pode ocorrer quando os nossos corpos sofrem lesões, por exemplo, se tiver uma distensão durante a prática de esportes esta a área afetada pode, tornar-se dolorosa, inchada e inflamada.

Quanto tempo dura uma inflamação?

Uma inflamação aguda é uma resposta imunológica que, geralmente, dura apenas alguns dias e é normalmente benéfica para a cura, apesar de ser frequentemente acompanhada por sensações desagradáveis, tais como coceira ou sensação de dor.

Acontece quando o sistema imunológico tenta proteger os órgãos de infeções e lesões. O seu objetivo é localizar e eliminar tecidos danificados, de forma que o corpo possa começar a sarar.

*O que é uma inflamação? - National Library of Medicine - PubMed Health. 2016. O que é uma inflamação? - National Library of Medicine - PubMed Health. [ONLINE] Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0072482/. [Acessado a 8 de abril de 2016].
 

VOCÊ SABIA?

A inflamação ocorre quando os vasos sanguíneos expandem para permitir que mais sangue alcance o tecido lesionado. É por esta razão que a zona se torna vermelha e quente.*

Sintomas de inflamação

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade. Alguma inflamação pode ser menor, afetando apenas uma pequena zona e sarando por si mesma, mas também pode ser extensa, dolorosa e necessitar de tratamento.

Se a sua dor for forte ou durar um longo período de tempo, você deve consultar o seu médico, o mesmo pode realizar um exame e, possivelmente, solicitar análises complementares ou exames de imagem como raio X, para encontrar a causa da inflamação. O médico também pode recomendar um tratamento, como tomar medicamento anti-inflamatórios não esteroides (AINES), os quais são utilizados para fins anti-inflamatórios e alívio da dor.


*GSK Global Pain Index Research 2014, report, p.40

Saiba mais

O que é a dor?

Entenda melhor a razão pela qual os nossos corpos sentem de dor e as diversas causas das dores musculares e nas articulações.

Saiba mais

Dores e tratamentos

Conheça os tratamentos para cada tipo de dor.

Saiba mais

Como funciona o CataflamPRO?

Saiba como o CataflamPRO atua no sentido de aliviar a dor, reduzir a inflamação e acelerar a recuperação.

Saiba mais