Entendendo a dor*

O que é a dor?

Entenda melhor porque nossos corpos tem a sensação de dor e as muitas causas.

Definindo as dores corporais

A dor é uma sensação desagradável que pode limitar as habilidades e capacidades de uma pessoa para seguir uma rotina diária. Geralmente, atua como um sinal de alarme precoce para o alertar de que algo não está bem com o seu corpo. A definição amplamente aceita da dor foi elaborada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor: "A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão tecidular real ou potencial, ou é descrita em tais termos."

A dor corporal pode variar entre moderada, desconforto localizado ou agonia. Pode ser aguda e de curta duração, ou tornar-se crônica e um problema a longo prazo. A dor aguda possui uma função protetora para os humanos, dado que nos ensina a evitar lesões ao nosso corpo ou situações potencialmente danosas, protegendo a parte do corpo lesionada enquanto sara.

A dor corporal é uma ocorrência comum e pode, por vezes, afetar as nossas rotinas diárias. Se a dor continuar sem tratamento ou for tratada incorretamente, esta pode tornar-se crônica. Se isto acontecer, você deve consultar médico. Saiba mais sobre os tipos de dor nesta página ("tipologia da dor").
 

 

Definindo o que é sentir dor no corpo

VOCÊ SABIA?

A dor corporal é mais do que uma sensação física, dado que 67% das pessoas em todo o mundo sentem que diminui a sua qualidade de vida.*

Por que sentimos dor?

A dor pode ser uma sensação desconfortável - e algumas pessoas fazem tudo o que é possível para descobrir como alivia-la... Se não sentíssemos dor, seríamos incapazes de evitar lesões repetidas ou danos permanentes aos nossos corpos. A dor evoluiu como um mecanismo de defesa que nos alerta para uma lesão, assim permitindo-nos proteger os nossos corpos.
A dor é controlada pelo sistema nervoso e é um processo bastante complexo. Ocorre quando um estímulo externo, por exemplo, tocar numa frigideira quente, aciona as células nervosas receptoras que enviam mensagens ao longo da medula espinhal até ao seu cérebro. Estes receptores são capazes de sentir calor, frio, luz, toque, pressão e dor. A dor pode trazer outros sintomas físicos, como náuseas, tonturas e fraqueza.

Geralmente, o primeiro impulso, quando sentimos dor no corpo, é parar. Muitos acreditam que o descanso irá ajudar a recuperação, mas, na realidade, às vezes, o movimento moderado pode prestar um maior apoio a uma recuperação mais rápida.
 

Fique atento a sua dor

A dor alerta-nos para nos protegermos de novas lesões. No entanto, a dor corporal pode também tornar as atividades do dia a dia difíceis e prejudicar a recuperação do movimento.

Talvez, de forma mais significativa, pode alterar o seu estilo de vida e causar um impacto no seu trabalho, relações interpessoais e independência. A dor é sempre subjetiva e um indivíduo irá sentir dor da sua própria maneira.
 

88% das pessoas a nível global sentem dores musculares no corpo

A dor aguda tipicamente surge de forma súbita e é um sinal de que o seu corpo sofreu lesões. Deverá desaparecer assim que a lesão tenha sarado. A dor crônica prolonga-se por mais tempo do que a dor aguda e é, por vezes, resistente a tratamentos. É, normalmente, associada a doenças a longo prazo. Ao contrário da dor aguda, a dor crônica tende a estar relacionada com disfunções ou doenças que se prolongam. Se estiver preocupado com a possibilidade de estar sentindo dores crônicas, deve consultar o seu médico.

Antes de recorrer a um tratamento de alívio da dor, como um gel tópico ou um comprimido, é útil compreender a razão pela qual a dor está ocorrendo e as melhores maneiras de se controlar. Para isso é importante obter aconselhamento médico e/ou farmacêutico

*GSK Global Pain Index Research 2014, report, p.9

Saiba mais

Como atua CataflamPRO?

Saiba como CataflamPRO atua no sentido de aliviar a dor, reduzir a inflamação e acelerar a recuperação.

Saiba mais

Dores e tratamentos

Conheça os tratamentos para cada tipo de dor.

Saiba mais

Explicação sobre os diferentes tipos de dor

Saiba mais sobre os diferentes tipos de dor que você pode enfrentar e descubra o que está por trás da dor que sentimos.

Saiba mais