Saiba mais sobre a dor no joelho

Tratando-se de uma das maiores e mais complexas articulações no nosso corpo, o joelho é propenso a danos, particularmente no caso de corredores, o que pode provocar dores no joelho. 
A seguir, iremos analisar as causas e as formas de aliviar as dores.

Saiba mais

Sintomas de dores no joelho

Os sintomas de dores no joelho podem variar e dependem da causa e da gravidade. Contudo, as dores no joelho podem ser comuns.

As dores súbitas no joelho podem ocorrer como resultado de utilização excessiva ou lesão.

01

Podem ocorrer instabilidade e fraqueza no joelho vai ceder.

02

Outros sintomas podem incluir rigidez, sons de estalos, bloqueio da articulação e incapacidade de esticar o joelho, dependendo da causa.

03

Como as dores no joelho podem afetá-lo?

As dores no joelho podem ser mais comuns à medida que envelhecemos, devido aos anos de desgaste, ao excesso de peso (já que isto ocasiona mais esforço na articulação) ou se praticarmos esportes. Uma vez que os joelhos são vitais para o movimento, as dores no joelho podem impedir-nos de praticar esportes e podem dificultar atividades simples como andar ou subir escadas.

Saiba mais

Você sabia?

A articulação do joelho é composta por três ossos, tendões que ligam os ossos aos músculos e ligamentos que estabilizam e ligam os ossos. Os dois pedaços de cartilagem em forma de C denominados meniscos atuam como amortecimento na articulação, enquanto que as bolsas de líquido conhecidas como bursas ajudam o joelho a movimentar-se suavemente.*

69% das pessoas com dor sentem dores nos joelhos.**

*Joelho (Anatomia Humana): Imagens, Função, Ligamentos, Músculos. 2016. Joelho (Anatomia Humana): Imagens, Função, Ligamentos, Músculos. [ONLINE] Disponível em: http://www.webmd.com/pain-management/knee-pain/picture-of-the-knee. [Acessado em 18 de abril de 2016].
** GSK Global Pain Index Research 2014 – full report p. 47

Por que sentimos dores no joelho?

Existem diversas causas possíveis de dores no joelho, desde lesões como entorses, distensões, rupturas de ligamentos e de cartilagem, até patologias como osteoartrite, tendinite (tendões inflamados) ou bursite (acumulação de fluidos na bursa, bolsa de líquido que amortece as articulações do joelho).

Lesões Esportivas

As lesões no joelho podem ocorrer, por exemplo, entre atletas, que podem sofrer rupturas nos ligamentos do joelho, o que ocasiona dores súbitas. O Joelho de corredor é uma patologia que pode afetar qualquer pessoa que efetue muitas flexões do joelho, por exemplo, ao correr, ao andar, ao pular ou ao andar de bicicleta. Esta dor pode ser o resultado de utilização excessiva, lesões, anomalias nos ossos da perna ou do pé.

Outras causas

As lesões no joelho podem surgir de forma lenta devido à osteoartrite, por exemplo. Quando ocorrem problemas nos quadris ou nos pés que levem a caminhar de forma inadequada, essa situação poderá alterar o alinhamento dos joelhos e provocar danos. Caso ocorra uma lesão no joelho, ainda que pequena, a probabilidade de vir a sofrer lesões semelhantes no futuro se maior.

Localize a causa da sua dor

As lesões em ligamentos ou rupturas nos meniscos (cartilagem que ajuda a amortecer e a estabilizar a articulação) podem causar dor na lateral dos joelhos. As dores na frente dos joelhos podem ser causadas bursite ou a problemas na cartilagem. A osteoartrite pode provocar dores na parte posterior do joelho.

Tratamento especializado

Dependendo da causa das suas dores no joelho, existem diferentes formas de abordagem.Você deve consultar seu médico para que ele indique qual o tratamento mais adequado. Se a dor for prolongada ou muito forte, o médico poderá realizar um exame físico para testar a mobilidade da sua articulação. Ele poderá solicitar também exames sugerir exercícios para fortalecimento do joelho.

 

O que é o joelho de corredor?

Atletas e corredores podem ser particularmente propensos a sofrer lesões no joelho.

Os sintomas do joelho de corredor podem incluir:

  • Dor atrás ou em torno da rótula
  • Dor ao dobrar o joelho
  • Dor que se torna mais forte ao caminhar em descidas ou ao descer escadas
  • Inchaço
  • Sons ásperos ou estalos no joelho

 

Exercícios para aliviar as dores
no joelho

As dores no joelho são muito comuns, afetando 69% das pessoas que sentem dores. A seguir, mostramos como realizar três exercícios simples para alongar e fortalecer os músculos que apoiam os seus joelhos. Ao realizar estes exercícios regularmente, você poderá prevenir ou aliviar as dores no joelho.

Explore o nosso portifólio

Saiba como os nossos produtos podem ajudar

Conheça o portfólio de produtos para saber qual produto é mais adequado para você.

Saiba mais

Saiba mais

Exercícios e o seu corpo

Saiba mais sobre os benefícios do exercício e como estar em forma pode ajudá-lo a manter-se saudável e a aliviar a dor.

Saiba mais

CataflamPRO XT 12 Horas e Osteoartrite

Osteoartrite é uma das causas mais comuns de dores nas articulações. Aqui explicamos como o CataflamPRO XT Emulgel 12 Horas pode ajudar a...

Saiba mais

A Osteoartrite

A osteoartrite é a forma mais comum de artrite. Saiba mais sobre a sua causa e sobre como aliviar a dor.

Saiba mais