Saiba mais sobre as dores nos ombros

 

Os ombros podem ser particularmente propensos a lesões, distensões, entorses e a
uma rigidez dolorosa denominada ombro congelado.
 Aqui iremos abordar as causas comuns de dor nos ombros e algumas formas de aliviá-las.

Saiba mais

Sintomas das dores no ombro

As características das dores no ombro variam, dependendo da causa do problema e podem ser sentidas de diferentes formas.

Podem ocorrer dores nos ombros constantemente ou apenas mediante movimento, e a dor pode ser temporária ou contínua (exigindo diagnóstico médico e tratamento).

01

Com tendinite (inflamação dos tendões) e bursite (acumulação de fluidos na bolsa de líquido - denominada bursa - que amortece as articulações do ombro) pode ocorrer um surgimento lento de desconforto dificuldades em dormir apoiado no ombro afetado.

02

O “ombro congelado” pode provocar dor, rigidez e limitação de movimento do ombro.

03

Como as dores no ombro podem lhe afetá-lo?

Os seus ombros proporcionam flexibilidade para que podem ocorrer elevar e mover braços livremente. Ao sentir dores no ombro, podem ocorrer dificuldades ao realizar atividades cotidianas, como pentear o cabelo ou se vestir. As dores nos ombros também podem fazer com que praticar esportes, levantar caixas pesadas ou alcançar objetos acima da cabeça se tornem desconfortáveis.

Saiba mais

Você sabia?

O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões no ombro que liga o braço (úmero) à omoplata (escápula). Os tendões mantêm o ombro estável, enquanto os músculos permitem a rotação do ombro.*

72% das pessoas com dor sentem dores no ombro.**

*Manguito Rotador (Anatomia Humana): Imagem, Função, Localização. 2016. *Manguito Rotador (Anatomia Humana): Imagem, Função, Localização. [ONLINE] Disponível em: http://www.webmd.com/pain-management/picture-of-the-rotator-cuff.
**GSK Global Pain Index 2014

Por que sentimos dores no ombro?

Podem existir muitas razões para sentirmos dores no ombro. Por exemplo, a dor pode ser causada por inflamação dos tendões (bursite, tendinite), causada por um rompimento no ligamento ou por osteoartrite, o que pode dar origem a dor e ao desconforto no ombro.

Dores nos Ombros causam bursite e tendinite

Bursite, tendinite e rompimentos

As dores nos ombros podem ser provocadas por bursite (inflamação do "amortecimento" (bursa) entre os ossos e o tecido mole sobrejacente) ou tendinite (desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo devido ao uso excessivo). A dor pode estar presente quando há um rompimento de tendão devido a uma lesão ou a uso excessivo a longo prazo; torna-se mais comum à medida que envelhecemos e os nossos tendões enfraquecem com a idade.

Saiba como lidar com as dores nos ombros

Condições de fortes dores no ombro

A síndrome de impacto no ombro – situação em que os tendões no músculo ficam presos e raspam repetidamente contra o osso acima – pode provocar dor. Algumas pessoas também sofrem de "ombro congelado", uma condição de rigidez dolorosa que ocorre quando o tecido flexível que envolve a articulação do ombro fica inflamado.

Tratamento especializado

Para aliviar a dor no ombro, consulte seu médico para que ele indique o melhor tratamento para seu caso. Também é possível utilizar compressas quentes ou frias para ajudar a aliviar a dor. Caso sinta dor intensa ou uma dor gradualmente mais forte, é recomendável que consulte um especialista para realização de um exame físico, assim como verificar a amplitude de movimentos e a força do seu ombro. Além disso, o especialista poderá solicitar exames, e recomendar medicamentos. De modo a ajudar na sua recuperação, seu especialista pode sugerir exercícios suaves de alongamento e fisioterapia.

Alongue seus ombros

Este alongamento simples ajuda a aliviar a dor e a prevenir futuros sintomas:

Explore o nosso portifólio

Saiba como os nossos produtos podem ajudar

Conheça o portfólio de produtos para saber qual produto é mais adequado para você.

Saiba mais

Saiba mais

O que é a inflamação?

Saiba sobre os processos que causam inflamação, a razão pela qual acontece e como pode fazer os nossos corpos sentir.

Saiba mais

A Osteoartrite

A osteoartrite é a forma mais comum de artrite. Saiba mais sobre a sua causa e sobre como aliviar a dor.

Saiba mais

Saiba mais sobre seu corpo e o envelhecimento

Descubra como o seu corpo funciona, as mudanças que você pode experimentar à medida que envelhece e como lidar com isso.

Saiba mais