Saiba mais sobre dores nos punhos

Os punhos são estruturas complexas e flexíveis que
utilizamos sempre, assim, podem ser propensos a problemas dolorosos.

A seguir, iremos analisar as causas comuns da dor nos
punhos e a forma de aliviá-la

Saiba mais

 

Sintomas de dor no punho

As dores no punho e na mão podem ser sentidas de diferentes formas e podem ter um grande impacto na qualidade da sua vida.

As dores no punho podem nos impedir de realizar as atividades mais básicas, como elevar objetos, escrever, digitar, ou apoiar peso na mão ou no punho.

01

Fraqueza, dormência, formigamento, sensibilidade, inflamação e dificuldades ao mover os punhos e as mãos livremente são condições associadas a diferentes problemas nos punhos.

02

Em caso de lesão no punho, este poderá apresentar hematomas ou inchaço e você poderá sentir dificuldade em movê-lo.

03

Como as dores no punho podem lhe afetá-lo?

As dores no punho podem dificultar a realização de atividades que requeiram a movimentação fácil da mão e do punho, como por exemplo digitar ou tocar piano.

Saiba mais

Você sabia?

Os ossos no punho incluem as extremidades do rádio e do cúbito (os ossos longos do antebraço) e oito ossos do carpo (os ossos do punho).*

Globalmente, 51% das pessoas com dor sentem dores nas mãos.**

*Principles of anatomy and physiology, eighth edition, 1996. Tortora GJ and Grabowski SR, eds. John Wiley & Sons
**GSK Global Pain Index Research 2014 – full report p. 47

Por que sentimos dores no punho?

Existem muitas condições que podem estar na origem de dores no punho, o que pode tornar difícil o diagnóstico da causa exata da sua dor.

Causas comuns de dores no punho

As dores no punho geralmente podem ser provocadas por lesões de entorse e distensão, enquanto lesões e uso excessivo também podem causar tendinite (inflamação dos tendões) ou bursite (acumulação de fluidos na bolsa de líquido que amortece as articulações do punho, denominada como bursa).

Alguns fatores que podem aumentar o risco de dor no punho

Algumas atividades têm maior probabilidade de provocar dores no punho, incluindo a prática de esportes que envolvam muitos movimentos do punho como tênis e empregos que requerem trabalho repetitivo como digitar e cortar cabelo. As pessoas com excesso de peso ou diabetes podem ter maior probabilidade de sentir dores no punho.

Tratamento especializado

Cosulte seu médico para que ele indique o tratamento mais adequado para seu caso. Normalmente as dores no punho podem não ser graves e as entorces e distensões podem reagir bem a gelo, repouso e medicamentos. Estes ajudam a reduzir a inflamação e aliviam a dor. Se a dor persistir por mais de alguns dias ou se piorar, é recomendável a realização de exames. O seu médico poderá sugerir também a utilização de uma tala ou braçadeira ou a realização de exercícios para reforçar a mão e o punho.

Como aliviar a dor no punho

Repouse o punho e não exercite enquanto estiver inflamado
Aplique gelo na área sensível, inchada
Siga as recomendações do seu médico ou farmacêutico no que diz respeito a tomar medicamentos para alívio da dor e da inflamação
Quando estiver saudável e sem dores, exercite o seu punho para que se mantenha flexível e forte

Explore o nosso portifólio

Saiba como os nossos produtos podem ajudar

Conheça o portfólio de produtos para saber qual produto é mais adequado para você.

Saiba mais

Saiba mais

O que é a dor?

Compreenda melhor a razão pela qual os nossos corpos sentem dor e as diversas causas das dores musculares e nas articulações.

Saiba mais

CataflamPRO XT 12 Horas e Osteoartrite

A Osteoartrite é uma das causas mais comuns de dores nas articulações. Aqui explicamos como o CataflamPRO XT Emulgel 12 Horas pode ajudar a…

Saiba mais

Explicação sobre a osteoartrite

A osteoartrite é a forma mais comum de artrite. Saiba mais sobre o que a causa e como aliviar a sua dor.

*GSK Global Pain Index Report 2014

Saiba mais