Saiba mais sobre lesões comuns

As lesões musculoesqueléticas como entorses ou distensões podem ocorrer no trabalho, em casa ou na prática de esportes, e podem ser leves ou muito graves. Aqui iremos analisar as causas comuns e as formas de aliviar a dor destas lesões.

Saiba mais



Lesões

Dependendo da lesão, os sintomas podem variar entre moderados ou fortes e podem ter uma duração curta ou prolongada.

As lesões agudas ocorrem subitamente e podem ser acompanhadas por pontadas e dores fortes, inchaço e falta de mobilidade na área afetada.

 

01

As entorses (quando um ligamento é estirado, torcido) e distensões (quando as fibras musculares sofrem estiramentos) são comuns. Os sintomas incluem dor, inchaço, hematomas, espasmos musculares e incapacidade de mover livremente as articulações afetadas.

02

Como as lesões podem lhe afetar?

As entorses e as distensões podem implicar inicialmente tratamento médico e podem impedi-lo de realizar atividades normais do dia a dia. As lesões graves como fraturas, rompimentos de ligamentos e luxações podem causar muita dor, requerer tratamento médico e forçá-lo a repousar enquanto se recupera.

Saiba mais

Você sabia?

Nunca tente ignorar a dor de uma lesão musculoesquelética. Ao sentir dor, deve parar de andar, de praticar esporte ou fazer exercício, caso contrário poderá agravar os danos.*

13% das pessoas afirmam que as dores que sentem no corpo foram provocadas por lesões.**

*Fast Facts About Sports Injuries. 2016. Fast Facts About Sports Injuries. [ONLINE] Disponível em: http://www.niams.nih.gov/Health_Info/Sports_Injuries/sports_injuries_ff.asp. [Acessado em 18 de abril de 2016].
*2016. Global Pain Index Full Report. GSK Global Pain Index

Causas e tipos

As lesões podem acontecer no trabalho, em casa, ao praticar esportes ou ao dirigir um automóvel. As lesões no trabalho podem resultar de tropeções, quedas ou acontecer ao elevar objetos, enquanto as lesões esportivas comuns incluem lesões nos joelhos, lesões no tendão de Aquiles, entorses e distensões, e lesões nos ombros.

Lesões no trabalho

Algumas das causas mais comuns de lesões no trabalho são tropeções, escorregadelas e quedas, assim como acidentes em elevação ou manipulação manual. Os tipos de lesão mais comuns no trabalho são entorses e distensões, lesões nas costas, cabeça e pescoço, assim como lesões por esforços repetitivos.

Lesões esportivas

As lesões esportivas podem afetar quase todas as partes do corpo, incluindo os músculos, ossos, articulações e tecidos conjuntivos (tendões e ligamentos). Os tipos de lesões esportivas mais comuns são entorses e distensões. As lesões no joelho podem ser provocadas durantes a prática de esporte ou de exercício físico, resultado da utilização excessiva, cartilagem lesionada ou da ruptura de um ligamento. As lesões no tendão de Aquiles podem ocorrer quando o tendão que liga o músculo do gémeo ao calcanhar é lesionado. As lesões desportivas podem ser o resultado de acidentes, más práticas durante os treinos, vestuário e calçado incorretos, falta de preparação física ou não efetuar o aquecimento e os alongamentos suficientes antes de jogar.

Tratamento especializado

O tratamento de uma lesão vai depender do seu tipo e nível de gravidade. No caso de lesões menores, para reduzir a dor e a inflamação, podem ser utilizados os medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) isentos de pescrição. Recomenda-se que visite o seu médico se a lesão causar dores fortes, hemorragias abundantes, dormência, quando não conseguir suportar qualquer peso na zona ou se a dor for acompanhada por instabilidade na articulação ou inchaço aumentado. O seu médico poderá recomendar exercícios de reabilitação para que a parte do corpo lesionada volte a um nível normal de funcionamento.

5 Lesões Comuns

Dor atrás ou em torno da rótula.
Dor no exterior da parte superior do antebraço, precisamente abaixo da dobra no seu cotovelo.
As entorses (quando um ligamento é estirado ou torcido) e distensões (quando as fibras musculares sofrem estiramentos) são comuns onde pode sofrer uma entorse são o joelho e o punho.
A dor sentida ao longo do osso da canela após a prática de exercício físico.
As entorses (quando um ligamento é estirado ou torcido) e distensões (quando as fibras musculares sofrem estiramentos) são comuns nas costas.

Explore o nosso portifólio

Saiba como os nossos produtos podem ajudar

Conheça o portfólio de produtos para saber qual produto é mais adequado para você.

Saiba mais

Saiba mais

Exercícios e o seu corpo

Saiba mais sobre os benefícios do exercício e como estar em forma o pode ajudar a manter-se saudável e a aliviar a dor.

Saiba mais

Saiba mais sobre seu corpo e o envelhecimento

Descubra como o seu corpo funciona, mudanças que poderá experimentar à medida que.

Saiba mais

O que você precisa saber sobre o alívio da dor

Aqui vamos explicar como diferentes tipos de produtos para o alívio da dor funcionam, de forma a ajudá-lo a escolher o melhor para a sua dor.

Saiba mais