Saiba mais sobre dores no pescoço

As dores no pescoço podem ser o resultado de estresse, tensão e postura inadequada e tendemos a ser mais afetados à medida que envelhecemos. A seguir,
vamos abordar as causas e as formas de aliviar as dores no pescoço.

 

Saiba mais

Sintomas de dores no pescoço

A rigidez ou um nó no pescoço podem provocar dor, que pode alastrar-se até os ombros, a parte superior das costas ou os braços.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço.

01

A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

02

Você poderá ouvir ou sentir estalos ou um som áspero ao movimentar a cabeça, provocados pelo atrito dos ossos uns nos outros ou o atrito dos ligamentos nos ossos.

03

Como as dores no pescoço podem afetá-lo?

As dores no pescoço podem tornar-se realmente incômodas e impedirem a realização dos movimentos mais básicos, tais como virar a cabeça para olhar em volta ou levantar sacos de compras sem sentir desconforto.

Saiba mais

Você sabia?

Caso acorde com o pescoço torcido para um lado e preso nessa posição, poderá tratar-se de um torcicolo agudo. Esta situação decorre de lesões nos músculos do seu pescoço. As causas podem incluir uma postura inadequada ou apoio insuficiente ao dormir. O torcicolo dura de 24 a 48 horas, mas pode demorar uma semana a melhorar.*

77% das pessoas com dor sentem dores no pescoço.**

*Neck pain and stiff neck - NHS Choices. 2016. Neck pain and stiff neck - NHS Choices. [ONLINE] Disponível em: http://www.nhs.uk/Conditions/neck-pain/Pages/Introduction.aspx.
[Acessado em 18 de abril de 2016].
**GSK Global Pain Index Research 2014 – full report p. 47

Por que sentimos dores no pescoço?

As dores no pescoço podem ter muitas causas, desde lesões a patologias como osteoartrite, ou podem decorrer de estresse, tensão ou postura inadequada. Trata-se de um problema muito comum, contudo temos maior probabilidade de sofrer à medida que envelhecemos.

Preste atenção na sua postura para evitar dores no pescoço

Esteja atento à sua postura

Uma das causas mais comuns das dores no pescoço é a tensão nos músculos associada a uma postura inadequada, por exemplo ao ver TV ou quando estamos sentados em frente ao computador, quando dormimos numa posição desconfortável ou quando torcemos e giramos o pescoço de forma extrema. A tensão nos músculos do pescoço também pode ser provocada por estresse.

Acidentes e Causas Anatomicas da Dor no Pescoço

Acidentes

As dores no pescoço também podem resultar de lesões causadas por movimentos bruscos, por exemplo, quando o seu automóvel é atingido na traseira e o seu pescoço é sacudido para trás e para a frente. 

Tratamento especializado

As dores no pescoço normalmente podem ser aliviadas através de passos simples. Consulte seu médico para que ele indique o melhor tratamento para sua dor. Ele poderá recomendar medicamentos, compressas quentes ou frias, exercícios suaves no pescoço para melhorar o movimento e verificar a postura para assegurar que esta não está agravando o problema.O médico poderá solicitar exames.

Causas comuns de dor no pescoço

Postura inadequada ao ver TV ou diante de telas de computador.
Dormir em posição desconfortável.
Torcer ou girar o pescoço de forma extrema.
Tensão relacionada com estresse.

Este conteúdo sobre dor e inflamação tem caráter meramente informativo e não substitui a avaliação de um profissional de saúde. Para uma orientação especializada, diagnóstico e tratamento, o médico deve ser consultado.
Consulte sempre um profissional de saúde de sua confiança antes de começar qualquer nova rotina de exercícios. Se você de repente sentir uma dor aguda durante a prática do exercício, pare imediatamente e procure assistência médica.

Explore o nosso portifólio

Saiba como os nossos produtos podem ajudar

Conheça o portfólio de produtos para saber qual produto é mais adequado para você.

Saiba mais

Saiba mais

O que é a dor?

Compreenda melhor a razão pela qual os nossos corpos sentem dor e as diversas causas das dores musculares e nas articulações.

Saiba mais

Como funciona o CataflamPRO?

Saiba como o CataflamPRO atua no alívio da dor, na redução da inflamação e na aceleração da recuperação.

Saiba mais

Exercícios e o seu corpo

Saiba mais sobre os benefícios do exercício e como estar em forma pode ajudá-lo a manter-se saudável e a aliviar a dor.

Saiba mais